Resumo:
Este trabalho tem como propósito caracterizar e estabelecer comparação do perfil do candidato escolhido pelos eleitores ao longo do período compreendido entre 1998 e 2010. O estudo analisa o perfil dos deputados estaduais e distritais eleitos para as Assembleias Legislativas considerando as informações demográficas quanto ao sexo e idade; e informações sociais sobre grau de instrução e ocupação. Para tanto, com o objetivo de conhecer e analisar comparativamente o perfil dos representantes eleitos nas Assembleias Legislativas Brasileiras, foram utilizadas informações do levantamento bibliográfico oriundo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das eleições realizadas nos anos de 1998, 2002, 2006 e 2010. A estas informações acrescenta-se um referencial teórico sintético que aborda questões relativas aos recortes que se estabeleceram para comparação da população estudada. Na seção seguinte, tecem-se as considerações finais seguidas das referências bibliográficas utilizadas.
Notas de Conteúdo:
Termo de outorga e aceitação de auxílio à pesquisa firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e a Fundação João Pinheiro (FJP) para realização do projeto "Análise do perfil dos representantes eleitos nas Assembléias Legislativas: estudo aplicado às unidades da federação" (SHA-APQ-00831 - Edital 01/2011 - Demanda Universal).
**3**/a*m
Nota:
Contém referências bibliográficas.
Equipe técnica:
Coordenação: Simone Cristina Dufloth (FJP). Elaboração: Carla Aguilar (FJP); Cláudia Júlia Horta (FJP)
Diego Roger Ramos Freitas (SEE); Elisa Maria Pinto da Rocha (FJP); Elisa Teixeira Faria (Pesquisador BAT-I FAPEMIG); Kamila Pagel de Oliveira (FJP); Luciana Silva Custódio (FJP); Maria Isabel Araújo Rodrigues (FJP).