Resumo:
O presente trabalho traz uma resenha teórica no sentido de resgatar, em linhas gerais, visão holística das eleições brasileiras em perspectiva evolutiva. O objetivo, em geral, é fornecer visão panorâmica, assentando conceitos elementares de modo a contextualizar o estudo principal que é o Perfil dos Parlamentares Eleitos nas Assembleias Legislativas dos Estados Brasileiros. Inicialmente, o trabalho apresenta, de modo sintético, os conceitos elementares atinentes às eleições. Na seção seguinte, apresentam-se os marcos históricos que levaram à sua atual configuração. Em seguida, volta-se a atenção para o sistema atualmente em vigor, apresentando-se as mudanças mais significativas observadas após o advento da Constituição de 1988. Finalmente, destina-se seção para a mais recente e significativa alteração implantada pela Justiça Eleitoral: a adoção da votação eletrônica. Por último, tecem-se considerações finais.
Notas de Conteúdo:
Termo de outorga e aceitação de auxílio à pesquisa firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e a Fundação João Pinheiro (FJP) para realização do projeto - Análise do perfil dos representantes eleitos nas Assembléias Legislativas: estudo aplicado às unidades da federação? (SHA-APQ- 00831 - Edital 01/2011 - Demanda Universal).
**3**/a*m
Nota:
Contém referências bibliográficas.
Equipe técnica:
Coordenação: Simone Cristina Dufloth (FJP). Elaboração: Carla Aguilar (FJP); Cláudia Júlia Horta (FJP); Diego Roger Ramos Freitas (Pesquisador BAT-I FAPEMIG); Elisa Maria Pinto da Rocha (FJP); Kamila Pagel de Oliveira (FJP); Luciana Silva Custódio (FJP); Maria Isabel Araújo Rodrigues (FJP).